sábado, junho 07, 2008

L'Origine du monde

Ontem tivemos pequenos tópicos sobre realismo, impressionismo, expressionismo, etc na aula de história. Sempre gostei de Monet e Renoir, mas Courbet consegue ofuscar esses dois facilmente, na minha humilde opinião.
Foi comentado sobre o famoso "A Origem do Mundo", do Gustave, que foi o quadro que o deixou famoso por ser muito...ousado, e desenhar com precisão o, digamos, tema abordado.
Achei interessante postar, como curiosidade, uma foto do quadro em um tópico da comunidade da minha sala de cursinho (burrice né, mas eu gosto de tentar interagir com pessoas que convivem comigo diariamente). Para minha surpresa (ou não) o tópico foi deletado pela moderadora algumas horas depois. Sinceramente, não entendi.
Fiquei imaginando se ela teria pensado que aquilo era uma "brincadeira de mau gosto", que meu orkut teria sido invadido, que eu seria uma depravada e coisas do gênero. Cheguei a cogitar que as pessoas da comunidade já teriam visto o tal quadro e por isso não havia necessidade de deixar o link lá. Mas, levando em consideração o nível cultural de 80% da minha turma, acho que essa última suposição não é muito plausível.
Que povo pudico. Se em 2008 um quadro como esse ainda causa espanto, imagine o que foi em 1866...

6 comentários:

T disse...

isso é arte, mesmo eu achando uma arte até de mau gosto, porém devia ser bem a expressão da escola que o pintor 'participava'. o quadro devia ser como uma sexy na época que foi pintado auhauhia

Tatiana disse...

Senti-me burra por não conhecer o quadro, mas achei ótimo. O nome é sensacional.

Pablo Petro disse...

olha mariana, achei muito engraçada sua história de postar o quadro na comunidade do cursinho. e acho que a moderadora deve ser bem reprimidinha pra não entender o contexto da criação. mas fico rindo por dentro imaginando a reação de quem viu.
não te conheço achei seu blog no aleatório, mas passarei aqui mais vezes.
bjao, tchau

Anônimo disse...

Tem razão, se hoje causa espanto imagina como causou em 1866.
Mas terem deletado o link foi, na verdade, um paradoxo, levando em consideração que não se pode falar "pau" na aula de Biologia, nem "Fe, ferro" na aula de Química e muito menos "penetrar" em qualquer outra aula sem que a puberdade se manifeste em um acalorado UUUIII.
Irritante.
Estudar naquele lugar, com algumas ressalvas, faz minha esperança vã na juventude se esvair mais a cada dia...

beijo!

Anônimo disse...

ah, sem contar que passam coisas muito mais obscenas na tevê todos os dias...

Anônimo disse...

tem um livro do alberto manguel que explica o "apelido" que esse quadro recebeu; "sorriso vertical". E o nome do livro do manguel é "Lendo imagens". Vale a pena... o livro, quero dizer.


e chega de anonimato, por hj